Ter uma moto adequada a seu porte físico é só o primeiro passo para pilotar direito; confira todas as dicas
Começar a andar
de moto pede o mínimo de equilíbrio e algum controle dos comandos. Algo que é
ensinado em moto-escolas, mas que pode (e deve) ser aprimorado com a prática.
Ter uma moto adequada ao seu porte físico ajuda muito no início, além de saber
dosar embreagem, acelerador e freios.
E sempre que você
achar que está “pilotando” muito, de maneira mais rápida e arrojada, fica a
sugestão: é nessas horas que pode surgir uma fechada de um motorista, ou um
simples erro que te leva direto para o chão. Bom senso é sempre recomendável,
independentemente da aptidão do motociclista. A seguir, conheça algumas dicas
importantes para se dar em meio ao trânsito:
1 - Andar de moto
requer mais do que concentração
É necessário
estar bem fisicamente, ou, pelo menos, bem acordado. Evite pilotar muito
cansado, sob efeito de remédios ou até de “ressaca”. Alguns medicamentos causam
sono. E conheça bem seus limites: se pilota há pouco tempo, evite longas
viagens com chuva ou à noite, por exemplo.
2 - Areas urbanas
exigem mais atenção
Tanto com
pedestres, às vezes imprudentes ao atravessar a rua, como ao passar por
veículos. Caminhões e ônibus têm pontos cegos maiores, portanto você pode levar
uma fechada porque sua moto não foi vista. Tente antecipar situações de risco e
aglomerações de veículos, e saiba que boa parte dos acidentes ocorre próximo à
sua própria casa, por distrações simples.
3 - Grande parte
dos acidentes acontece em cruzamentos
Além de esperar o
semáforo abrir, olhe para a via que fechou e certifique-se de que todos pararam.
Quem está de carro normalmente tem apenas danos materiais com uma colisão, mas
de moto se pode sofrer sérios traumas. Também preste atenção se for o primeiro
a parar em semáforos ou pedágios: motoristas distraídos podem colidir com sua
moto. Fique sempre de olho no retrovisor quando for parar.
4 - Não pense que
capacete aberto protege
E não confie 100%
em modelos basculantes. Capacete deve ser fechado, justo na cabeça, e sempre
afivelado. O capacete dura três anos e, em caso de acidente, precisa ser trocado
mesmo sem danos visíveis.
5 - Se estiver
passeando em grupo, rode na sua tocada e respeite seus limites
Não é porque
alguém à sua frente está indo bem nas curvas que você deve segui-lo. Mantenha
sempre distância segura, de pelo menos dois segundos do veículo à frente: ou
seja, quanto maior a velocidade, maior a distância. Use seu campo de visão não
apenas em curtas distâncias, mas também lá na frente, e em entradas ou
retornos. Segundo o jornalista e instrutor de pilotagem Tite Simões, da
Abtrans, “use a formação que chamamos de pegada na areia, intercalando as motos
como as marcas que deixamos quando caminhamos na praia”.
6 - Ao cobrir
distâncias mais longas, pare a cada duas horas
Aproveite para
tomar um café, alongar braços e pernas para então seguir viagem. Na hora do almoço,
dê preferência para refeições leves. Ao menor sinal de sono, pare para uma
soneca. De acordo com Tite, “o único remédio para sono é dormir. Não pense que
não dá para dormir na moto, conheço casos de pessoas que até sonham!”
7 - Posição
correta é fundamental para ter controle
Respeite cada
tipo de moto e sua ergonomia: o contato dos pés com as pedaleiras e das coxas
com o tanque aumenta a capacidade de desvios rápidos, além de aumentar a
segurança e controle em curvas. Nos contornos, a tendência é o corpo ir para o
lado oposto à curva. Uma dica é inclinar a cabeça e o tronco junto com a moto,
de maneira a ajudá-la a vencer a inércia.
8 - O freio
dianteiro deve ser o principal
Na maioria das
motos, freia-se 70% na dianteira e 30% atrás. O freio traseiro é usado mais
para equilibrar a frenagem. Só em modelos custom e scooters se pode modular as
paradas usando 50% de cada freio. Ainda de acordo com Tite Simões, “frear motos
exige muita experiência porque varia conforme a situação, tipo de moto e piso.
Por isso os sistemas são independentes, enquanto no carro os freios são
comandados por um pedal só”. Motos com o antitravamento ABS são uma boa pedida,
mas deve-se ficar atento à atuação do sistema em pisos irregulares, o que pode
comprometer a correta frenagem. Pneus carecas devem ser descartados, pois não
garantem eficiência. Como são apenas dois, imagine a importância deles em um
sufoco, ou mesmo na chuva.
9 - Conheça a sua
moto e faça manutenção em dia
Itens como pneus,
freios (e fluido) devem ser checados antes de sair. Use uma lista de checagem
obedecendo a sigla P-CLOC: Pneus, Combustível, Luzes, Óleo e Corrente.
10 - Informe-se!
A formação dos
motociclistas é muito falha e nem sempre o novato busca se informar. E quando
se interessa acaba caindo em fóruns de Internet com teorias equivocadas. O
ideal é procurar empresas sérias e especializadas que possam complementar o
curso básico da moto-escola. Hoje existem cursos de pilotagem em vários níveis
que atendem as necessidades de qualquer motociclista, independentemente do
nível de experiência e tipo de moto.
Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2014/11/10-dicas-para-pilotar-sua-moto-melhor.html
Por: GUILHERME SILVEIRA
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